domingo, 20 de janeiro de 2019

Reflexão Individual Final


O primeiro contacto com uma Unidade Curricular (UC) é o seu nome. Língua Portuguesa e Tecnologia de Comunicação e Informação foi, à partida, um conjunto de palavras que não interligavam. Língua Portuguesa remete para a vasta teoria e história da nossa língua, e TIC (Tecnologias de Comunicação e Informação) pode abranger todo o mundo das novas tecnologias. Como iriam ser estas atividades? Como seria a articulação destes dois grandes temas? 
No decorrer das aulas foi fazendo todo o sentido trabalhar estas duas áreas de um modo cooperativo. Nos dias de hoje e como futuros profissionais de educação há que ter as competências da literacia digital necessárias e adequadas ao ensino contemporâneo. O investimento atual por parte do estado ao equipar as salas de aula com quadros digitais pressupõe que daqui em diante se deixem cada vez mais de parte os obsoletos manuais escolares. 
Mesmo a nível pessoal, é sempre útil ter conhecimentos de como criar e manusear um blog. Pode-se criar um em substituição dos velhinhos álbuns de família, por exemplo, mas neste caso com a possibilidade de complementar as fotografias ou vídeos com descrição textual. 
A atividade do robot foi uma experiência nova. Pude verificar que era possível desenvolver uma simples atividade de programação (com o BeeBot) no ensino pré-escolar, de modo a desenvolver noções espaciais com as crianças. No grupo onde estava inserida criámos um tapete com o objetivo de associar a primeira letra de cada palavra à respetiva imagem. No entanto, para trabalhar a matemática no ensino pré-escolar poder-se-ia fazer um tapete com imagens em que cada uma tinha repetido um desenho, quantas vezes pretendido, e o respetivo número, de modo a associar o algarismo à quantidade de objetos existentes em cada imagem. 
Achei igualmente vantajoso conhecer o programa de desenho Tux Paint. Na minha experiência como educadora de infância, por vezes, há crianças que não gostam de desenhar e/ou pintar e este programa acaba por ser uma forma de estimular a criatividade de cada um. 
Desconhecia a plataforma Kahoot e achei bastante interessante poder criar um pequeno jogo com questões de escolha múltipla. Esta ferramenta poderá ser utilizada em sala de aula como verificador de competências, após a introdução de conteúdo curricular. 
Na escolha de um programa de televisão que podesse ser utilizado como base para uma atividade de língua portuguesa, senti uma certa dificuldade, na medida em que grande parte dos programas infantis atuais têm pouco material didático. Tendo eu como ponto de referência a série de episódios da “Rua Sésamo”, hoje em dia não conheço nenhum programa com os 
mesmos conteúdos educativos. No entanto, fiquei surpreendida com as minhas colegas ao conseguirem extrair das mais variadas séries e filmes, atividades de Língua Portuguesa. Estava à espera que houvesse programas repetidos, mas tal não aconteceu. Afinal, se calhar até há emissões interessantes para trabalhar variadas matérias. Terá de ser necessária uma pesquisa mais aprofundada do que têm vindo a ser feitos em televisão e/ou cinema e adequa-los às nossas necessidades. 
Na sessão sobre a Cidadania Digital e na posterior reflexão, constatei que todo o cuidado é pouco na utilização das redes sociais na internet. A vida real é cá fora, não a podemos digitalizar, correndo o risco de perdermos a nossa privacidade. Tirar o máximo proveito da internet, mas com o cuidado de verificar as suas fontes. Só assim poderemos ser elementos de uma sociedade conscientemente internauta. 
Achei a apresentação do professor João Torres bastante adequada a sessões para todos os jovens maravilhados com tudo o que descobrem na internet. Muitos utilizadores, adolescentes e até crianças, precisarião de um esclarecimento semelhante de modo a perceberem o erro de publicarem tudo o que lhes apetece. 
Caminhando nós para um futuro cada vez mais digital, seria interessante abranger, além da Língua Portuguesa a área da Matemática, tendo noção de que para tal seriam necessárias muitas mais horas semanais desta UC. 
Assim, o conteúdo desta UC foi determinante para a minha futura vida profissional. As crianças aprendem muito melhor de forma lúdica e se for com recurso às novas tecnologias ainda mais interessadas ficam. Pretendo usar e abusar destas ferramentas tão motivadoras e desafiantes. Haja recursos físicos para tal. 
Rita Lopes Poupinha 

Ana Margarida - Reflexão individual relativamente à unidade corricular

Gertrudes - A Galinha Aventureira


sábado, 19 de janeiro de 2019

Guião do filme "Gertrudes a galinha aventureira!"

O guião aqui apresentado não corresponde na sua totalidade ao filme que se segue. 

Por questões relacionadas com o tempo, este sofreu algumas alterações que se prendem essencialmente pelo uso de menos materiais para a construção dos cenários, sendo os mesmos cenários, em muitos casos, substituídos por fotografias trabalhadas a computador.

Reflexão Individual Final

O primeiro contacto com uma Unidade Curricular (UC) é o seu nome. Língua Portuguesa e Tecnologia de Comunicação e Informação foi, à parti...