domingo, 28 de outubro de 2018

"Penso usar as Tecnologias de Informação e Comunicação na sala de aula? Porquê?"

Num mundo cada vez mais evoluído em que vivemos, é de supor que as Tecnologias de Informação e Comunicação façam parte integrante do ensino contemporâneo.
“Começa a existir a consciência na comunidade académica de que perante a evolução tecnológica atual os professores assumem um papel fundamental na inclusão das novas tecnologias na sala de aula, com a vantagem de que os alunos já estão familiarizados com muitas delas.” (Dias & Santos, 2015)
Como referimos inicialmente, estamos numa sociedade cada vez mais tecnológica. Devemos, assim, continuar a seguir a evolução dos tempos e não permitir a estagnação, encontrando novas formas de captar a atenção dos alunos e de despertar o seu empenho pela escola.
Há que adaptar as nossas metodologias aos interesses dos estudantes. Eles evoluíram e claramente têm interesses diferentes porque são únicos. Temos igualmente de evoluir e acompanhá-los nos seus objetivos.
O desinteresse pela escola atual reflete-se no insucesso escolar. A escola não acompanhou o vanguardismo dos jovens de hoje em dia.
Deste modo, é crucial que as TIC façam parte da rotina de sala de aula. No entanto, o professor terá de estar alerta para que a utilização do computador não seja um dos motivos de dispersão do aluno, podendo ele, eventualmente estar a consultar outro tipo de informação descontextualizada do tema lecionado. Assim, surge a necessidade de criar programas específicos para que as novas tecnologias sejam aproveitadas no seu melhor.
Aos poucos, tentam-se adaptar as escolas com o equipamento necessário a esta ideologia. Contudo, estas alterações carecem de fundo maneio por parte do Ministério da Educação e das escolas.
Atualmente, muitas são as que já possuem pelo menos, um quadro interativo. No entanto, o ideal seria um por sala de aula, de modo a que o professor tivesse a autonomia de o utilizar na sua prática pedagógica, quando achasse necessário.
Por outro lado, esta grande mudança, obriga a que todos os docentes sejam sujeitos a formação na área das TIC. Implementando assim, “um sistema de ensino mais humanista e, principalmente, mais significativo para quem ensina e para quem aprende.” (Lopes, Rodrigues, Graça, & Marques, 2013)
Há que aprender a trabalhar com o sistema operativo adotado, que geralmente é o Windows, e ter conhecimentos básicos de hardware – a parte física de um computador – quando, eventualmente, surgirem pequenas avarias.
Tudo isto, requer uma grande predisposição por parte dos docentes. Pois, muitos deles, já o são para mais de uma década e estão habituados ao seu ritmo de trabalho, com os seus materiais e com os quais se sentem seguros no desempenho da sua função. Acreditamos que muitos deles tenham uma grande dificuldade em formatar quase toda a sua metodologia, de modo a introduzirem as TIC nas suas vidas profissionais.
Sendo ainda estudantes e futuras profissionais na área da educação, nós pretendemos utilizar as TIC na nossa sala de Jardim de Infância ou/e no 1º ciclo, de modo a que as crianças se familiarizem precocemente (caso já não o estejam) com o computador, tablet e/ou quadro interativo.
Sabemos da importância de estarmos atentas a informações menos fiáveis e filtrando-as de conteúdos genuínos. “O grande desafio que se coloca aos alunos e professores e cidadãos em geral é o de conseguir dominar e lidar com as diferentes literacias, que surgem em virtude da abundância de informação estar no cerne do currículo escolar.” (Dias & Santos, 2015)
Se se tratar de um jornal conceituado, à partida podemos confiar no texto que lemos. “No entanto, uma leitura crítica do jornal implica competências para interpretar textos e imagens, habitualmente adquiridas no âmbito da educação formal. Estas competências são gradualmente desenvolvidas noutros contextos, desde saber “ler, escrever e contar”...” (Lopes, Rodrigues, Graça, & Marques, 2013)
Perante todos os factos mencionados, concluímos que a utilização das TIC na sala de aula são importantes para uma educação de sucesso junto dos nossos alunos.
Até iniciarmos a nossa vida profissional pretendemos frequentar várias formações na área das TIC que nos clarifiquem quais os programas e dinâmicas mais eficazes na educação básica.



Bibliografia
Dias, C., & Santos, C. (2015). A literacia das ferramentas Web 2.0 é relevante no contexto educacional? In S. Pereira, & M. Toscano, Livro de atas do 3º Congresso Literacia, Media e Cidadania (pp. 133-146). Lisboa: Universidade do Minho.
Lopes, R., Rodrigues, F., Graça, M., & Marques, A. P. (2013). Significados scripto-visuais nos jornais e implicações didáticas. Internet Latent Corpus Journal, 65-82.




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