A palavra “blog” provém
originalmente da palavra inglesa “weblog” (Gomes, 2005) . Considera-se um
blog, uma página de internet, que requer atualizações frequentes, designando-se
por “posts” (Gomes, 2005) . Numa definição mais
simples, um blog é um espaço individua (Peres, 2006)
l. Neste ambiente a pessoa insere uma
imagem e/ou um pequeno texto, que pode conter links de sites relacionados com o
tema e/ou comentários e pensamentos próprios do autor (Gomes, 2005) . A importante
característica de um blog é que as publicações são exibidas por ordem
cronológica inversa (Peres, 2006) .
Ou seja, as mais atuais surgem primeiro, logo seguida da imediatamente anterior
e assim sucessivamente (Gomes, 2005) . Esta ferramenta da
Web 2.0 – o blog – é considerada a mais célebre e mais explorada em contexto
educativo (Coutinho & Junior, 2007) . Os posts dum blog
podem ainda ser comentados pelos visitantes, se o autor assim o entender. O
blog torna-se, assim, uma ferramenta de comunicação através da internet (Gomes, 2005) . O sucesso das
publicações nos blogs, fez com que tivesse surgido a necessidade da criação do
IBSN (Internet Blog Serial Number), de modo a que o direito dos autores das
publicações – posts – fosse salvaguardado (Coutinho & Junior, 2007) .
Os blogues apresentam numerosas
potencialidades educativas (Coutinho & Junior, 2007) . O interesse na
exploração deste tipo de recurso tecnológico sobre o ponto de vista educativo,
surge devido não só à sua fácil criação e utilização (Coutinho & Junior,
2007) ,
como também ao seu fácil acesso por parte de qualquer utilizador que apresente
as mínimas condições de acesso à internet (Gomes, 2005) . Assim, um blogue
pode servir como meio de partilha de ideias por toda a comunidade educativa,
desde os professores e/ou investigadores, aos alunos e/ou pais (Peres, 2006) . A construção de
blogues além de encorajar o desenvolvimento do pensamento crítico (Coutinho
& Junior, 2007) ,
ainda desenvolve no estudante a sua capacidade de seleção de informação, de
produção de texto escrito e de domínio de diversos serviços e ferramentas da
web (Gomes, 2005) . A utilização de
blogues sob o ponto de vista educacional pode ser vista como um recurso
pedagógico ou como uma estratégia educativa (Coutinho & Junior, 2007) . Isto é, quando é
utilizado para divulgar informação especializada, ou quando o seu conteúdo se
baseia em materiais e/ou informações disponibilizadas por parte do professor. Considera-se
uma estratégia educativa/pedagógica, quando assume a forma de portefólio
digital; de um espaço de intercâmbio e colaboração entre escolas; de um espaço
de debate-role playing ou quando assume a forma de um espaço de integração entre
os vários alunos (Gomes, 2005) . A utilização dos
blogues na área da educação pode ainda ser justificada pela teoria das
interações sociais de Vigotsky, uma vez que permite aos estudantes equipararem
as suas reflexões/ideias no plano social, contribuindo assim para a construção
do conhecimento (Coutinho & Junior, 2007) .
References
Coutinho, C. P., & Junior, J. B. (2007). Blog e
Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. In IX Simpósio
Internacional de Informática Educativa (pp. 199-204). Porto: Escola
Superior de Educação do Porto.
Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma
estratégia pedagógica . In VII Simpósio Internacional de Informática
Educativa – SIIE05 (pp. 311-315). Leiria: Escola Superior de Educação de
Leiria.
Peres, P. (2006). Edublogs como mediadores de
Processos Educativos. Revista de ciências e tecnologias de informação e
comunicação , 189-199.
Em relação ao conteúdo do post, parece-nos bastante direta e simples para todo o tipo de leitores do blogue. A forma como abordam a definição de blogue foi bem resumida e é o suficiente para entender a sua utilidade.
ResponderEliminarOs documentos que utilizaram para tirar a informação foram de confiança e quem estiver interessado em mais informação sobre o tema pode consulta-los sem qualquer problema, pois, é sempre importante referir as fontes, tal como, as colegas fizeram.
Na nossa opinião, um ponto importante referido no post seja que este tipo de ferramenta para a educação ajuda a desenvolver a capacidade do estudante de saber selecionar a informação e materiais. Apesar disso, achamos que se basearam apenas em estudantes jovens e não abordando outras faixas etárias, baseando-se um pouco no trabalho desenvolvido na UC em que este trabalho se enquadra.
Parece-me um post inicial de muito boa qualidade, onde só notei uma gralha: Numa definição mais simples, um blog é um espaço individua (Peres, 2006) l.
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