domingo, 7 de outubro de 2018

O que é um blog? Quais as suas utilidades educativas?


A palavra “blog” provém originalmente da palavra inglesa “weblog” (Gomes, 2005). Considera-se um blog, uma página de internet, que requer atualizações frequentes, designando-se por “posts” (Gomes, 2005). Numa definição mais simples, um blog é um espaço individua (Peres, 2006) l.  Neste ambiente a pessoa insere uma imagem e/ou um pequeno texto, que pode conter links de sites relacionados com o tema e/ou comentários e pensamentos próprios do autor (Gomes, 2005). A importante característica de um blog é que as publicações são exibidas por ordem cronológica inversa (Peres, 2006). Ou seja, as mais atuais surgem primeiro, logo seguida da imediatamente anterior e assim sucessivamente (Gomes, 2005). Esta ferramenta da Web 2.0 – o blog – é considerada a mais célebre e mais explorada em contexto educativo (Coutinho & Junior, 2007). Os posts dum blog podem ainda ser comentados pelos visitantes, se o autor assim o entender. O blog torna-se, assim, uma ferramenta de comunicação através da internet (Gomes, 2005). O sucesso das publicações nos blogs, fez com que tivesse surgido a necessidade da criação do IBSN (Internet Blog Serial Number), de modo a que o direito dos autores das publicações – posts – fosse salvaguardado (Coutinho & Junior, 2007).

Os blogues apresentam numerosas potencialidades educativas (Coutinho & Junior, 2007). O interesse na exploração deste tipo de recurso tecnológico sobre o ponto de vista educativo, surge devido não só à sua fácil criação e utilização (Coutinho & Junior, 2007), como também ao seu fácil acesso por parte de qualquer utilizador que apresente as mínimas condições de acesso à internet (Gomes, 2005). Assim, um blogue pode servir como meio de partilha de ideias por toda a comunidade educativa, desde os professores e/ou investigadores, aos alunos e/ou pais (Peres, 2006). A construção de blogues além de encorajar o desenvolvimento do pensamento crítico (Coutinho & Junior, 2007), ainda desenvolve no estudante a sua capacidade de seleção de informação, de produção de texto escrito e de domínio de diversos serviços e ferramentas da web (Gomes, 2005). A utilização de blogues sob o ponto de vista educacional pode ser vista como um recurso pedagógico ou como uma estratégia educativa (Coutinho & Junior, 2007). Isto é, quando é utilizado para divulgar informação especializada, ou quando o seu conteúdo se baseia em materiais e/ou informações disponibilizadas por parte do professor. Considera-se uma estratégia educativa/pedagógica, quando assume a forma de portefólio digital; de um espaço de intercâmbio e colaboração entre escolas; de um espaço de debate-role playing ou quando assume a forma de um espaço de integração entre os vários alunos (Gomes, 2005). A utilização dos blogues na área da educação pode ainda ser justificada pela teoria das interações sociais de Vigotsky, uma vez que permite aos estudantes equipararem as suas reflexões/ideias no plano social, contribuindo assim para a construção do conhecimento (Coutinho & Junior, 2007).


References



Coutinho, C. P., & Junior, J. B. (2007). Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. In IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (pp. 199-204). Porto: Escola Superior de Educação do Porto.

Gomes, M. J. (2005). Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica . In VII Simpósio Internacional de Informática Educativa – SIIE05 (pp. 311-315). Leiria: Escola Superior de Educação de Leiria.

Peres, P. (2006). Edublogs como mediadores de Processos Educativos. Revista de ciências e tecnologias de informação e comunicação , 189-199.



2 comentários:

  1. Em relação ao conteúdo do post, parece-nos bastante direta e simples para todo o tipo de leitores do blogue. A forma como abordam a definição de blogue foi bem resumida e é o suficiente para entender a sua utilidade.
    Os documentos que utilizaram para tirar a informação foram de confiança e quem estiver interessado em mais informação sobre o tema pode consulta-los sem qualquer problema, pois, é sempre importante referir as fontes, tal como, as colegas fizeram.
    Na nossa opinião, um ponto importante referido no post seja que este tipo de ferramenta para a educação ajuda a desenvolver a capacidade do estudante de saber selecionar a informação e materiais. Apesar disso, achamos que se basearam apenas em estudantes jovens e não abordando outras faixas etárias, baseando-se um pouco no trabalho desenvolvido na UC em que este trabalho se enquadra.

    ResponderEliminar
  2. Parece-me um post inicial de muito boa qualidade, onde só notei uma gralha: Numa definição mais simples, um blog é um espaço individua (Peres, 2006) l.

    ResponderEliminar

Reflexão Individual Final

O primeiro contacto com uma Unidade Curricular (UC) é o seu nome. Língua Portuguesa e Tecnologia de Comunicação e Informação foi, à parti...