O trabalho escolhido por nós foi o
referente à serie “Fred e Fiona”
Trata-se de uma serie destinada a
crianças dos 6 meses até aos 3 anos de idade. É transmitida no Baby First e apresenta
a duração de aproximadamente 4 minutos.
Fred e Fiona são dois amigos que
adoram descobrir coisas novas juntos.
Em cada episódio estes dirigem-se a
um quadro mágico, chamado de Pinturas, e pedem-lhe que desenhe um animal ou
objeto específico, conhecido das crianças. Este mostra algumas imagens que não
representam o animal ou objeto, até acertar no correto. Por fim (e seguindo a
mesma lógica), estes descobrem de onde o objeto ou animal “provem”.
Potencialidades
educativas da serie “Fred e Fiona” relativamente ao ensino da Língua Portuguesa:
No que se refere as potencialidades
educativas desta serie relativamente ao ensino da Língua Portuguesa, podemos referir que esta ajuda a desenvolver o vocabulário da criança e que permite que a
criança nomeie objetos e animais, tornando-se capaz de descrever algumas das
suas características.
Apresentação do Contexto
de estágio:
A aluna Ana Margarida, encontrou-se a estagiar na creche
Vale Flor pertencente a IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social)
“O sonho”, mais precisamente na sala “Arco Iris”. A sala era composta por um
grupo de 10 crianças, todas elas com 1 ano de idade.
Pertinência
da utilização de “Fred e Fiona” com o grupo de crianças do estágio acima referido:
A aluna pensou que seria pertinente a utilização
desta serie na “Sala Arco Iris”, pois um dos marcos importantes nesta faixa etária era a aquisição da linguagem. Nesse
sentido a serie aqui apresentada, ajuda bastante a munir a criança de algum
vocabulário útil para esse marco.
Esta serie procura também
desenvolver algumas habilidades sociais. O “pinturas” apenas funcionava e
apresentava a imagem correta do animal ou objeto, quando ambas as crianças
clicavam no Botão em conjunto. Um outro marco importante nesta idade é a
partida do individual para o coletivo (a criança inicia a sua procura do outro).
Propostas
de atividades:
Tendo em conta a faixa etária das
crianças com as quais a aluna Ana Margarida se encontrou a realizar o seu estágio, apenas foi possível propor atividades orais.
A primeira consistia em realizar um
quadro, por exemplo em cartão, que representasse o “Pinturas”. Podia ser pedido
inclusive as crianças para que nos ajudassem a decora-lo com carimbos ou
desenhos. De seguida eram feitas peças com desenhos de animais ou objetos que
encaixassem nesse mesmo “Pinturas” personalizado.
A atividade consistia em
mostrar algumas dessas imagens a criança, e pedir para que colocasse no
“Pinturas” a imagem que seria solicitada pela educadora/auxiliar de ação
educativa.
A segunda atividade seria fazer um
placar gigante como o indicado na figura abaixo:
Seriam ainda criados cartões com
imagens para serem usados no preenchimento do quadro. As crianças deveriam
preencher o mesmo de modo a fazer grupos (grupo das frutas; dos objetos; dos
animais…)
Bibliografia:
Compilação de alguns episódios da serie
disponível no Youtube no link:
Sem comentários:
Enviar um comentário