domingo, 16 de dezembro de 2018

Ensinar com a TV



O trabalho escolhido por nós foi o referente à serie “Fred e Fiona”

Trata-se de uma serie destinada a crianças dos 6 meses até aos 3 anos de idade. É transmitida no Baby First e apresenta a duração de aproximadamente 4 minutos.
Fred e Fiona são dois amigos que adoram descobrir coisas novas juntos.
Em cada episódio estes dirigem-se a um quadro mágico, chamado de Pinturas, e pedem-lhe que desenhe um animal ou objeto específico, conhecido das crianças. Este mostra algumas imagens que não representam o animal ou objeto, até acertar no correto. Por fim (e seguindo a mesma lógica), estes descobrem de onde o objeto ou animal “provem”.


Potencialidades educativas da serie “Fred e Fiona” relativamente ao ensino da Língua Portuguesa:

No que se refere as potencialidades educativas desta serie relativamente ao ensino da Língua Portuguesa, podemos referir que esta ajuda a desenvolver o vocabulário da criança e que permite que a criança nomeie objetos e animais, tornando-se capaz de descrever algumas das suas características.

Apresentação do Contexto de estágio:
A aluna Ana Margarida, encontrou-se a estagiar na creche Vale Flor pertencente a IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) “O sonho”, mais precisamente na sala “Arco Iris”. A sala era composta por um grupo de 10 crianças, todas elas com 1 ano de idade.

Pertinência da utilização de “Fred e Fiona” com o grupo de crianças do estágio acima referido:
A aluna pensou que seria pertinente a utilização desta serie na “Sala Arco Iris”, pois um dos marcos importantes nesta faixa etária era a aquisição da linguagem. Nesse sentido a serie aqui apresentada, ajuda bastante a munir a criança de algum vocabulário útil para esse marco.
Esta serie procura também desenvolver algumas habilidades sociais. O “pinturas” apenas funcionava e apresentava a imagem correta do animal ou objeto, quando ambas as crianças clicavam no Botão em conjunto. Um outro marco importante nesta idade é a partida do individual para o coletivo (a criança inicia a sua procura do outro).

Propostas de atividades:
Tendo em conta a faixa etária das crianças com as quais a aluna Ana Margarida se encontrou a realizar o seu estágio, apenas foi possível propor atividades orais.
A primeira consistia em realizar um quadro, por exemplo em cartão, que representasse o “Pinturas”. Podia ser pedido inclusive as crianças para que nos ajudassem a decora-lo com carimbos ou desenhos. De seguida eram feitas peças com desenhos de animais ou objetos que encaixassem nesse mesmo “Pinturas” personalizado. 
A atividade consistia em mostrar algumas dessas imagens a criança, e pedir para que colocasse no “Pinturas” a imagem que seria solicitada pela educadora/auxiliar de ação educativa.

A segunda atividade seria fazer um placar gigante como o indicado na figura abaixo:
Seriam ainda criados cartões com imagens para serem usados no preenchimento do quadro. As crianças deveriam preencher o mesmo de modo a fazer grupos (grupo das frutas; dos objetos; dos animais…)

Bibliografia:
Compilação de alguns episódios da serie disponível no Youtube no link:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Reflexão Individual Final

O primeiro contacto com uma Unidade Curricular (UC) é o seu nome. Língua Portuguesa e Tecnologia de Comunicação e Informação foi, à parti...