domingo, 9 de dezembro de 2018

Tux Paint


Apresentação do programa:

O tux paint é um programa de desenho destinado a crianças a partir dos 3 anos de idade.

O seu nome é derivado ao nome do pinguim (Tux) que nos é apresentado como o dono do programa. O Tux, à medida que vamos “mexendo” no programa, vai-nos acompanhando e apresentando por escrito, num retângulo apresentado a baixo, a atividade que estamos a realizar naquele momento. Por exemplo: quando escolhemos um carimbo de borboleta, aparece escrito em baixo, “Borboleta”.

O Tux Paint apresenta uma interface extremamente intuitiva e colorida. Permite guardar os desenhos realizados pelas crianças e imprimi-los, caso desejado. Apresenta ainda a opção de guardar o desenho para mais tarde reinicia-lo.

Durante a nossa exploração do programa, podemos observar que de facto se tratava de um programa extremamente intuitivo e de fácil utilização. Todas as ferramentas que a criança pode utilizar apresentam botões de grandes dimensões estando estes munidos de imagens ilustrativas à função à qual se destinam. Apresenta também opções de acessibilidade para crianças com dificuldades motoras.

O Tux Paint associa ainda efeitos sonoros aos diferentes objetos e botões de ação, tornando-se assim numa ferramenta de trabalho que pode ser usada para a maioria das crianças.

Trata-se de um programa que procura desenvolver na criança sobretudo a sua criatividade, apresentando um conjunto enorme de ferramentas como efeitos, cores e símbolos possíveis de serem utilizados.

Este apresenta ainda a opção de andar para trás e apagar algum elemento do desenho, caso nos tenhamos engando.

O Tux Paint apresenta também mensagens encorajadoras à medida que vamos realizando o desenho dando confiança e animo as crianças que o utilizam.


Exemplos de algumas utilidades educativas do Tux Paint na abordagem da língua Portuguesa:

As potencialidades educativas deste programa diferem muito de acordo com a idade das crianças ao qual este é apresentado.

Com ele podemos pedir à criança que ilustre uma história contada pelo professor ou que crie ela própria a sua própria história a partir da ferramenta de texto disponibilizada pelo programa.

O professor pode ainda criar algumas “fichas” com o programa e pedir às crianças que com as funcionalidades do mesmo as realizem. Um exemplo disso mesmo, é o professor pedir para que estes realizem ligações entre o fruto e o seu nome correspondente (sendo a tarefa dificultada de acordo com a faixa etária à qual se destina), entre muitas outras possibilidades.


A nossa opinião relativamente ao Tux Paint:

Nós já conhecíamos o programa, apesar de nunca o termos investigado sob o ponto de vista pedagógico.

Consideramos que este pode ser bastante útil para abordar alguns temas de forma a trazer algo de diferente para as crianças experimentarem.

Reconhecemos, no entanto, que este pode-se tornar um pouco redutor no que trata ao facto de não permitir que as crianças consigam usar fotos do seu computador nas suas criações, existindo já outros programas do mesmo género a realizá-lo, como é o exemplo do Paint.



Sites utilizados:




Sem comentários:

Enviar um comentário

Reflexão Individual Final

O primeiro contacto com uma Unidade Curricular (UC) é o seu nome. Língua Portuguesa e Tecnologia de Comunicação e Informação foi, à parti...