Apresentação do programa:
O tux paint é um programa de
desenho destinado a crianças a partir dos 3 anos de idade.
O seu nome é derivado ao nome do
pinguim (Tux) que nos é apresentado como o dono do programa. O Tux, à medida que
vamos “mexendo” no programa, vai-nos acompanhando e apresentando por escrito, num
retângulo apresentado a baixo, a atividade que estamos a realizar naquele
momento. Por exemplo: quando escolhemos um carimbo de borboleta, aparece
escrito em baixo, “Borboleta”.
O Tux Paint apresenta uma
interface extremamente intuitiva e colorida. Permite guardar os desenhos
realizados pelas crianças e imprimi-los, caso desejado. Apresenta ainda a opção
de guardar o desenho para mais tarde reinicia-lo.
Durante a nossa exploração do
programa, podemos observar que de facto se tratava de um programa extremamente
intuitivo e de fácil utilização. Todas as ferramentas que a criança pode
utilizar apresentam botões de grandes dimensões estando estes munidos de
imagens ilustrativas à função à qual se destinam. Apresenta também opções de acessibilidade
para crianças com dificuldades motoras.
O Tux Paint associa ainda efeitos
sonoros aos diferentes objetos e botões de ação, tornando-se assim numa
ferramenta de trabalho que pode ser usada para a maioria das crianças.
Trata-se de um programa que
procura desenvolver na criança sobretudo a sua criatividade, apresentando um conjunto
enorme de ferramentas como efeitos, cores e símbolos possíveis de serem
utilizados.
Este apresenta ainda a opção de
andar para trás e apagar algum elemento do desenho, caso nos tenhamos engando.
O Tux Paint apresenta também
mensagens encorajadoras à medida que vamos realizando o desenho dando confiança
e animo as crianças que o utilizam.
Exemplos de algumas utilidades educativas do Tux Paint na abordagem da
língua Portuguesa:
As potencialidades educativas
deste programa diferem muito de acordo com a idade das crianças ao qual este é
apresentado.
Com ele podemos pedir à criança
que ilustre uma história contada pelo professor ou que crie ela própria a sua própria
história a partir da ferramenta de texto disponibilizada pelo programa.
O professor pode ainda criar
algumas “fichas” com o programa e pedir às crianças que com as funcionalidades
do mesmo as realizem. Um exemplo disso mesmo, é o professor pedir para que
estes realizem ligações entre o fruto e o seu nome correspondente (sendo a
tarefa dificultada de acordo com a faixa etária à qual se destina), entre
muitas outras possibilidades.
A nossa opinião relativamente ao Tux Paint:
Nós já conhecíamos o programa,
apesar de nunca o termos investigado sob o ponto de vista pedagógico.
Consideramos que este pode ser
bastante útil para abordar alguns temas de forma a trazer algo de diferente
para as crianças experimentarem.
Reconhecemos, no entanto, que
este pode-se tornar um pouco redutor no que trata ao facto de não permitir que
as crianças consigam usar fotos do seu computador nas suas criações, existindo
já outros programas do mesmo género a realizá-lo, como é o exemplo do Paint.
Sites utilizados:
Sem comentários:
Enviar um comentário